A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anuncia nesta sexta-feira, 25 de agosto, a abertura da Consulta PúblicaNº11/2023, que tem como objetivo promover ajustes em quatro regulamentos referentes à Segurança da Aviação Civilcontra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC). Essesnormativos?incluem o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 107 e nº 108 para operadores de aeródromos e operadores aéreos, respectivamente, além do RBAC nº 110 - Programa Nacional de Instrução em Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (PNIAVSEC). Também está em análise a Resolução nº 499, de 12 de dezembro de 2018, que trata do Programa de Segurança contra Atos de Interferência Ilícita da Agência Nacional de Aviação Civil (PAVSEC-ANAC).
Essas propostas de adequação regulatória têm como base a Emenda nº 17 ao Anexo 17 da Convenção de Aviação Civil Internacional (CACI) e buscam implementar o processo de verificações de antecedentes para indivíduos que precisam ter acesso a Informações Restritas de AVSEC (IRA). Além disso, busca-se introduzir de forma mais clara a definição de IRA nos regulamentos.
Em resumo, as alterações visamfornecerdiretrizes aos operadores aéreos e de aeródromos, bem como para os centros de instrução AVSEC, para o compartilhamento dasinformações restritas de AVSEC às pessoas que tenham necessidadedeconhecê-las.A intenção éevitar a disseminação inadequada dessas informações e também aumentar a segurança do processo para acesso a esseconhecimento.
Ascontribuições para a Consulta Públicanº11/2023poderão ser submetidas por meio do formulário próprio, disponível na seção de Consultas Públicas do portal da ANAC .O prazo para envio das contribuições é até 11 de outubro de 2023. Para obter mais informações detalhadas e acessar os documentos pertinentes, visite a página no portal da Agência.
Assessoria de Comunicação Social da ANAC
Mín. 18° Máx. 32°